terça-feira, 9 de dezembro de 2008

A Substância dos Líderes de Sucesso

Sou capaz de fazer as coisas certas, tomar as decisões adequadas, entregar resultados e deixar o negócio e as pessoas melhor do que antes? Sei posicionar o negócio de forma a preencher as necessidades do cliente e fazer dinheiro? E reposicioná-lo? Sou capaz de identificar a mudança externa? Sei como liderar o sistema social da empresa reunindo as pessoas certas com o comportamento certo para melhores e mais rápidas decisões de forma a atingir resultados? Sou capaz de ajuizar as pessoas encontrando os seus talentos e adequá-los à função e tarefa? Sou capaz de formar uma equipa de forma a esta trabalhar em direcção aos objectivos e metas? Sei como desenvolver objectivos e desenvolver o negócio sem meramente olhar para o espelho retrovisor e fazer ajustamentos incrementais? Sou capaz de estabelecer prioridades definindo as tarefas que alinham recursos, acções e energia em ordem a atingir as metas?

Por outras palavras, posicionar o negócio, antecipar a mudança, gerir o sistema social da empresa, julgar as pessoas, formar e liderar equipas, estabelecer objectivos e prioridades, lidar com grupos de pressão, são as competências chave dos Chefes Executivos ou Directores Gerais. E em menor extensão, dos Directores Funcionais...

Uma pergunta chave que o Chefe Executivo deve continuamente fazer a si mesmo é : “Como é que a minha construção psicológica e habilidades cognitivas afectam o modo como eu cultivo e uso este conjunto de skills?”

E a melhor maneira do Chefe Executivo construir e cultivar essas habilidades é através da aprendizagem contínua, auto-conhecimento e reflexão com as experiências. E Vontade... sim Vontade para a auto-mudança, Vontade de aprender, Vontade de escutar perspectivas diferentes... e ambição, auto-confiança e tenacidade... para a vida.

Sem comentários: