sexta-feira, 28 de novembro de 2008

A Falta, a Perda e a Limitação

Quando não atingimos um dado objectivo ou nível de sucesso, muitas das vezes pomos as culpas numa destas três categorias desculpabilizadoras: A Falta, A Perda e A Limitação.

A pessoa com mentalidade da Falta está sempre a queixar-se que não tem dinheiro, recursos, conhecimentos para ser bem sucedido. O sentimento da Perda é do tipo “tudo estava a correr bem mas dois elementos da equipa foram-se embora”; “isto está mau... o petróleo subiu e perdi margem de manobra”. E a da Limitação: “não tenho experiência ou instrução suficiente”.

A adicionar a isto temos ainda as barreiras internas: a atitude: “uma posição mental (pensamento) ou sentimento em relação a um objecto”: “isto é muito dificil”; “este trabalho não é para mim”; “não gosto deste trabalho”, “isto está mau”; etc, etc.

Como dar a volta a estes pensamentos recorrentes e a estas desculpas? Como os eliminar da nossa mente?

É estar atento ao nosso diálogo interior, aos nossos pensamentos. Os nossos pensamentos não são a realidade, são apenas parte dela, são uma visão distorcida (percepção) da realidade. Por outro lado é acreditar nas possibilidades, mesmo quando os factos parecem indicar o contrário. Implica fazer escolhas criativas. É enfrentar os problemas de cabeça erguida.

Como recentemente comentou um amigo e empresário, quando lhe perguntei como iam as vendas na actual conjuntura: “as vendas não estão bem... os mercados estão degradados, mas em qualquer mercado existem sempre oportunidades para explorar, é necessário haver engenho e arte! Também acho que a solução está sempre em nós e não nos outros!”

1 comentário:

Paulo Moura disse...

Sem dúvida, mas nos dias que correm, muitas vezes o objectivo não é descobrir oportunidades de negócio e sim minimizar perdas.