segunda-feira, 17 de novembro de 2008

A Nova Liderança

Que características devem ter os lideres das organizações do séc XXI? No passado apontavam-se como requisitos essenciais aos empresários de sucesso, a disciplina, a integridade, a maturidade e a estamina emocional. Ram Charan, conceituado guru indiano, vem acrescentar mais duas. Diz ele que, os líderes de sucesso de amanhã (de hoje) devem saber interligar as três dimensões que caracterizam um modelo de negócio (capacidades, oportunidade e objectivos), e uma insatisfação permanente para saber coisas novas e diferentes.

Estas duas últimas qualidades, juntas, dão-lhe o poder de ver o mundo “as it is”, isto é, tal como ele é, e não como o desejaria, fazer o que tem de ser feito, e não o que gostaria de fazer. Por outras palavras, passar do pensamento dos desejos para a confrontação com a brutalidade dos factos.

Podemos ainda resumir aquilo que o líder deve ser capaz. Escutar todos os pontos de vista. “uma pessoa só compreende um assunto quando tem três pontos de vista diferentes” (Leonard da Vinci). Deve desenvolver a arte de fazer perguntas. Uma competência que não é ensinada na escola e que deve ser desenvolvida ao longo da vida. As perguntas não ofendem, estimulam a curiosidade e o pensamento. Deve ter consciência das armadilhas psicológicas sobre a informação e a tomada de decisão. Pois a informação á a matéria prima do executivo... má informação leva a más decisões (como saber que tem boa informação?). Visualizar os problemas e as oportunidades. Escutar opiniões de pessoas fora da indústria (estimular o pensamento lateral). Encontrar clareza na complexidade. Separar o essencial do acessório. Ler a mudança. Ter coragem para a mudança. Estabelecer objectivos e prioridades. Ser humilde com o sucesso. Pois o sucesso traz orgulho e vaidade... e o orgulho e a vaidade traz a complacência e a mediocridade

Até parece pouco e ao alcance de qualquer um...

1 comentário:

Paulo Moura disse...

Começo promissor. Parabéns. E força!