segunda-feira, 2 de março de 2009

O Modelo de Negócio

O que fazer? É o que parece que todos andam a perguntar e a encontrar respostas para a mudança estrutural que estamos a assistir. Não, não se trata de nenhuma crise, porque as crises são passageiras. O que estamos a assistir é ao fim de um modelo de crescimento baseado em falsas premissas económicas. Cresceu-se à conta do crédito para estimular a procura, e assim as vendas. Não era uma criação de riqueza alicerçada no valor e na produtividade. Por isso, todos nós temos de regressar aos fundamentos da verdadeira criação de prosperidade.
E regressar aos fundamentos da gestão significa primeiro e sobretudo focar no como produzir valor intrínseco para o negócio, que é uma combinação de lucro, retorno, cash flow e crescimento sustentável baseado em diferenciação contínua. E isto significa que a habilidade de criar valor baseia-se no equilíbrio adequado entre as realidades externas e internas e as aspirações financeiras da empresa: por outras palavras, a habilidade em desenvolver o modelo de negócio.
Implica um novo topo de liderança: trabalho árduo, competências empresariais e comportamentais, curiosidade intelectual e abertura ao mundo.
Uma das falhas mais comuns ao nível das competências empresariais, é a ausência de uma clara visão integrada da realidade do negócio, calculada no início de qualquer esforço de planeamento. É necessária uma visão clara da realidade externa, targets financeiros realistas baseados no ambiente externo, e capacidade da organização para entregar esses resultados financeiros. Estes três elementos do modelo (ambiente, objectivos e capacidades) não são harmonizados, e como resultado, os planos não são realistas.
O modelo é a ferramenta que modela o negócio como um todo. É a ferramenta que permite ao líder saber como melhorar o desempenho do negócio ao nível do crescimento potencial, lucro adequado, cash-flow necessário e objectivos alcançáveis. É uma forma organizada e rigorosa de avaliar a saúde e lucratividade de um negócio, agora e no futuro. O modelo de negócio ajuda o CEO a compreender os ciclos do negócio e as mudanças estruturais que afectam a forma de fazer dinheiro. O modelo é também um roteiro para a acção.
O modelo é também o desafio intelectual de encontrar o mix correcto entre as dimensões: externa, interna e objectivos e prioridades. Neste desafio é crucial ter em mente os seguintes quatro pontos: 1) consensualização sobre o ambiente e objectivos; 2) o modelo não é um processo mecânico. Alguns dos seus elementos são de natureza quantitativa, outros de natureza qualitativa. É necessário julgamento; 3) competências em relacionar as componentes umas com as outras; 4) O modelo deve ser testado contra a realidade. Adaptá-lo se necessário.